A diferença entre Porto e Lisboa
Saiu há pouco tempo apublicação ”Portugal Rendas& Yields |Snapshot,” de autoria da consultora CBRichard Ellis, que, de uma forma muito simples, nos permite concluir adiferença que existe no mercado imobiliário do Comércio de Rua nas duasprincipais cidades do país.
A análise centra-se nosvalores das rendas e yields prime de cada uma das cidades.
Fonte: CB Richard Ellis
Adaptação: Formatos, L.da
De acordo com ametodologia da consultora Renda Prime “Representa o valor máximo da renda quepode ser esperado no período em análise para um espaço de dimensão standard(adequado à procura nessa localização), de elevada qualidade e situado namelhor localização. Assume-se que a Renda Prime pressupõe o pacote deincentivos comummente praticado no mercado nesse período.” e Yield Prime “Representaa yield mais baixa que pode ser esperada no período em análise para a aquisiçãode um imóvel de Classe A, situado numa localização privilegiada, totalmentearrendado e com rendas de mercado. Considera-se imóvel de Classe A o que temuma construção recente, equipamento moderno e layout eficiente.”
Sãoconsideradas lojas de 100 m2 de área útil, na Avenida da Liberdade e Chiado, emLisboa, e Rua de Santa Catarina e Boavista, no Porto.
Aotransformarmos os valores da tabela acima em valores de venda (€/m2) verificamosos valores do gráfico seguinte:
Fonte: CB Richard Ellis
Adaptação: Formatos, L.da
Concluímos então que nocenário de crise que o país atravessou, em Lisboa o mercado manteve-se estávelao longo dos últimos quatro anos, com tendência para melhorar no último.Contrariamente, o mercado do Porto teve uma descida abrupta, com tendência paraestabilizar no último ano.
Porquê?
Todos teremos a nossaexplicação, mas enquanto não terminar o esforço de transformação do centrohistórico do Porto que a Câmara Municipal e a Porto Vivo estão a prosseguir,com a reabilitação e revitalização urbana, este paradigma não se alterará.
Urge, portanto,transformar, com as devidas cautelas e comparações, a Avenida dosAliados numa Avenida da Liberdade.
E transformar umcomércio de rua com muitas lojas devolutas, degradadas e trabalhando numsegmento médio/baixo, num segmento alto, aproveitando o potencial turístico detoda a zona norte.
E chamar as pessoaspara viverem na Baixa!