Avaliação de investimentos em hotelaria
Muitaspropriedades são compradas e vendidas com base no seu potencial de negócio enão apenas no valor dos seus terrenos ou edifícios. São concebidas, ouadaptadas, para um uso especifico.
Estão incluídasneste capitulo unidades hoteleiras, bares, restaurantes, teatros ou cinemas,estações de serviço e lares de terceira idade.
Na avaliaçãode investimentos hoteleiros os profissionais da avaliação não se devem centrarapenas nos métodos de avaliação, necessitando de complementar a sua informaçãocom características intrínsecas ao negocio.
No artigo dehoje abordamos um conjunto de conceitos importantes para a avaliação deunidades hoteleiras.
Enunciamosuma série de acrónimos comummente utilizados no negócio:
Acrónimo | Descrição | Fórmula |
OCC | Occupancy | N.º total de quartos ocupados / Total de quartos disponíveis |
ADR | Average Daily Rate | Total rendimento obtido (quartos) / Total de quartos ocupados |
RevPAR | Revenue Per Available Room | Rendimento dos quartos / Quartos disponíveis |
MPI | Market Penetration Index | OCC / Taxa de ocupação do mercado |
ARI | Average Rate Index | ADR / ADR do mercado |
RGI | Revenue Generation Index | RevPAR / RevPAR do mercado |
Algumasnotas acerca dos acrónimos atrás referidos:
-O RevPAR, talvez o indicador mais conhecido em hotelaria, dá-nos uma ideia daperformance de todos osquartos que se encontram disponíveis nas unidade hoteleiras.
ORevPAR articula-se com o ADR e a OCC da seguinte forma:
REVPAR /ADR = OCC %
REVPAR /OCC% = ADR
ADR X OCC (% ) = REVPAR
Comoé que estes indicadores se relacionam com os indicadores de mercado?Precisamente através do MPI (mede como um hotel se está a comportarrelativamente à concorrência, devendo o seu valor ser sempre superior à unidade),ARI (como é que o nosso ADR se confronta com a concorrência) e RGI (como é queo nosso RevPAR se confronta com a concorrência).
Nuncanos cansamos de insistir na interdisciplinaridade da atividade de avaliação depatrimónio!