Oportunidades … mas não para os clientes!
Recebemos recorrentemente “newsletters” de promoções doschamados imóveis da Banca, que oferecem oportunidades “excelentes” deinvestimento.
Ao lermos uma dessas promoções, no caso, do portal “Sapo”,resolvemos investigar um pouco, fazendo uso também daquela fórmula que váriasvezes nos foi útil:
Yield (%) = 12 xrenda mensal / valor do imóvel
Relembramos que a “yield”, no fundo, é a rentabilidade obtidano investimento imobiliário.
Comparamos as “yields” apresentadas para os imóveisconsiderados “oportunidades” com as “yields” do mercado que designamos por “normal”.
A comparação foi feita para imóveis de habitação da mesmatipologia e em zonas comparáveis.
Chegamos à espantosa conclusão que os imóveis apontados comooportunidades tinham uma rentabilidade menor que os imóveis do mercado normal!
Pior do que isso, considera que “yields” brutas de 4,5% sãoum bom investimento!
Lamentamos que a informação prestada se assemelhe apublicidade enganosa.
Só não o consideramos assim porque sabemos que elacorresponderá, provavelmente, a falta de cuidado e de conhecimento de quem apresta.
Mostra também que o mercado de habitação é desregulado e queexistem muitos “players” que abandonar a mediação de imóveis.
Mostra também que a Banca irá financiar imóveis que não sãobons investimentos. Provavelmente, conseguem limpar, de imediato, os balanços eas imparidades, mas o médio e longo prazo não trará nada de bom.
Mas terá que existir regras!
Terá que existir um controlo por parte de quem publica estetipo de informação.
Terá que existir um esforço didático da APEMIP - Associação dos Profissionais eEmpresas de Mediação Imobiliária de Portugal para que os seus associados presteminformação cuidada e relevante.