Quanto vale um apartamento de T1 ou T2 na freguesia do Parque das Nações?
Noartigo de hoje publicamos as conclusões de um trabalho, com base em valores de“asking price” do sítio da internet da mediadora Remax (www.remax.pt) para a freguesia do Parque dasNações, na cidade de Lisboa. Este trabalho pretende encontrar uma equação quepermita estimar o valor de apartamentos de tipologia T1 e T2.
Éuma amostra com uma quantidade suficiente de imóveis, porque obedece à regra emque o número de elementos da amostra deve ser superior a três vezes o número devariáveis independentes mais uma.
Esteestudo assume como verdadeiras todas as informações fornecidas no sítio damediadora e que nenhumas responsabilidades podem ser atribuídas ao autor dopresente estudo pela sua utilização.
Pretendetambém demonstrar como a inferência estatística pode estar não só ao serviço daavaliação de imóveis, em particular da classe profissional de avaliador deimóveis, mas também de toda a fileira, nomeadamente da mediação imobiliária.
Asua principal conclusão, surpreendente, é que a variável independente“Quartos”, nesta amostra de imóveis recolhidos, não é significativa para aexplicação do valor!
Nestaequação existem variáveis qualitativas que foram transformadas em variáveisquantitativas (certificação energética e localização).
Parauma correta aplicação da equação é necessária a obtenção do estudo completo etambém a consciência que este só pode ser aplicado a apartamentos T1 e T2.
Oestudo será disponibilizado por correio eletrónico bastando para isso osinteressados “clickar” Seguir em Google+ de http://avaliarpatrimonio.blogspot.pt!
-91,3%da variação de valor está explicada pela equação.
-Aequação de regressão consegue explicar 86,7 vezes mais a variação de valor doque quando se utiliza a média aritmética.
-Osresíduos aproximam-se de uma distribuição normal, apesar de a amostra ser curtapara a estimativa da análise da normalidade dos resíduos.